Vida

A dor que te move

23 May, 2017

Todo mundo sabe a dor que tem. Lá de trás ou de agora, não importa. Escondida ou escancarada, recorrente ou velada, há dores capazes de afundar o peito e arranhar a alma, até escurecer tudo. Até as estrelas.

Todo mundo sabe também o Deus que tem. Ou que não tem, se por acaso resolveu brigar com Ele.

Sim, há quem brigue com Deus. Há quem jogue fora toda espécie de crença e esperança e sentido, exausto de tanto sofrer. Há quem entre em coma, quase, de tanto doer.

Mas aí vem Deus e te manda uma carta, um bilhete. Dizendo que está com saudades. Que quer te ver. Que te espera na Cabana.

Você vai?

Eu fui. Assistir ao filme. Chorar do primeiro ao último minuto, a emoção simplesmente toma conta da gente.

Coisa mais linda ver a ternura nos olhos de Deus, te amando de um jeito tão especial e único. Coisa mais linda enxergar a luz e leveza de um espírito que é santo, sagrado, sopro de vida, percorrendo suas veias, seus olhos, seu jardim. E trocar ideias com o homem que foi a maior referência de amor no mundo? Te convidando a entrar, acender a lareira, retirar a neve que impede de respirar o coração? Misto de serenidade e força, ombro que só amigo de verdade pode dar, abraço apertado quando falta tudo. (Como não se emocionar?)

Minha vontade era ir pausando o filme e anotando as falas no meu bloquinho. Como esta, em que Deus – na figura de uma mulher gorda, negra e de uma doçura encantadora – diz ao protagonista, Mack:

“- Quando você só enxerga a sua dor, você me perde de vista.”

E quando a gente perde Ele de vista, a gente perde tudo. O oxigênio, o chão, o rumo, o prumo. Perde uma vida inteira tentando entender o que nem de longe tem explicação.

Por mais lacerante que seja a sua dor, há algo que se mostra para além dela. Por mais espinhos no caminho, há flor de fé pra regar com choro e pegar com Deus.

Enxuga os olhos, acende as estrelas, põe-se a caminho.

O encontro precisa acontecer pra essa dor imensa parar de doer.

Vai.

Comentários

Seja o primeiro a comentar!