Vida

Amor e Angústia

16 September, 2023

E aí então você tira uns dias de férias, ladeada de amigos queridos. Muito especiais e queridos.

E se esses dias acontecem em Miami, em pleno mês de agosto, você logo pensa: sol, praia, coqueiros, calor, muito calor, compras, mais calor, areia branca, mar quentinho, revoada de gaivotas pra arrematar a beleza do lugar. Sonhou?

E aí surge um domingo no meio do caminho. E um convite despretensioso para você conhecer o Memorial do Holocausto. E de repente os seus olhos param.

No meio de um lago habitado de paz, uma mão quase alcança o céu. O antebraço carrega figuras humanas em profunda expressão de dor e desespero. Carrega também um número tatuado, marca inconfundível dos prisioneiros de Auschwitz.

Escultura do Amor e da Angústia, este é o nome do monumento de mais de 12 metros idealizado pelo arquiteto Kenneth Treister com a colaboração de um grupo de sobreviventes do terror. Logo na entrada, a célebre frase de Anne Frank nos amortece: “Apesar de tudo, eu ainda creio na bondade humana.”

Nos arredores, mais esculturas. De bronze. Tormenta. Reflexão. Lamento. Esculturas de crianças, velhos, homens, mulheres. Gente de carne e osso. Esculturas de dor, angústia, esperança, amor.

Não guardei o nome da senhorinha judia que gentilmente nos conduziu pelo Memorial, sem nada pedir ou cobrar. Mas vou guardar para sempre a ternura e emoção dos olhos dela ao nos receber naquela manhã de sol escaldante.

– Todo domingo eu venho até aqui com o meu marido e me ofereço para explicar um pouco do Memorial, buscando traduzir em palavras o que vocês estão vendo aqui; para que as pessoas não apenas circulem, e sim apreendam com profundidade a dimensão do que foi construído e vivido.

Minha mão toca a dela, gratidão pela disponibilidade e troca. Olho uma última vez para o grande braço de bronze estendido para o céu, clamando por socorro. Agradeço à Deus, e aos seus grandes braços acolhe-dores, pela capacidade maravilhosa que a vida tem de transformação.

Deixo o lago e vou em direção ao mar, amar essa Miami que num tocante instante de um domingo ficou ainda mais bonita.

Comentários

Seja o primeiro a comentar!