Diante das coisas que escuto todos os dias (ossos de um ofício que me fascina desde sempre) – e também para além das portas e janelas que guardam segredos na sala 804 – andei pensando e criei uma certa “trilogia da vida”. Três frases, quase um mantra que percebo caber para qualquer pessoa – seja ela casada, solteira, engenheira, bailarina, pipoqueiro, pai, mãe, filho, gente simplesmente.
1- Faz parte.
Sim, algumas coisas fazem parte – você querendo ou não, gostando ou não, concordando ou discordando. Faz parte, e ponto. Como o frio ir embora, acordar cedo pra trabalhar, encarar o chefe, o trânsito, a pia. Faz parte crescer, envelhecer, morrer, sofrer, amar, sentir um milhão de coisas, bem-vindo à vida. “É o que temos”, me confirma uma pessoa querida. O “faz parte” é clássico e universal, não depende só de nós. Está aí – bem à nossa frente – na política, na economia, na logística, no futebol, nesse sol maravilhoso que nasce e morre todos os dias.
2- Estou fazendo a minha parte?
A pergunta que não quer calar e que deixa o seu travesseiro mais duro ou macio, a vida é feita de escolhas: você está fazendo a sua parte? Diante dessa imensidão do que já faz parte, onde é que você se implica? E como? Anda se escondendo debaixo da cama ou vai lá e enfrenta o que tiver que enfrentar? É um leão por dia e muito pulso pra firmar, caro(a) leitor. Sua parte é fundamental, pra lá de especial. E tem coisas que ninguém pode fazer por você. Sua vida, sua autoria.
3- Fazer o que você dá conta.
Com essa dá pra alargar o coração e respirar tranquilo. Ufa. Prega um post-it gigante no espelho, abre um sorriso (ou chora de alívio) e lembra que você também é filho(a) de Deus. Nada de robô, mulher-maravilha, super-homem. Troca a ficção pela emoção de ser humano, bem assim do jeito que você é.
Resumindo:
1- Faz parte.
2- Você está fazendo a sua parte?
3- Fazer o que você dá conta.
Um abraço carinhoso de quem já não estava mais dando conta de ficar tanto tempo sem escrever para você. Saudade. (Faz parte.)
Comentários
Seja o primeiro a comentar!