Família

Cumplicidade

22 September, 2017

“Como foi seu dia?”

O que fez, por onde andou, o que realizou? Alguma novidade? Ou tudo do mesmo jeito, nada de extraordinário, o  velho e bom arroz com feijão de sempre? Tudo bem de verdade, ou só da boca pra fora? Para, pensa, sente. Compartilha olhando nos olhos, deixa o celular no modo descanso, faz conexão ao vivo e em cores. Se você não se lembra, é tempo de olhar as flores.

Pensa por um instante no seu mundo. Sua correria, suas paixões, sua rotina, seu trabalho, seu riso, suas metas a cumprir, suas pausas necessárias, seu fazer mais singular e genuíno. E a lista não termina: sua música, seu esporte, sua dança, seu amor, sua agenda, sua saúde. Bem, obrigado(a)?

Quando alguém se interessa pelo seu mundo, esse alguém acaba entrando dentro dele. De um jeito gostoso,  que estreita o laço e justifica o vínculo. A troca é bonita e a cumplicidade está feita: o outro sente junto, sofre junto, ri junto, engrossa a torcida para que as coisas deem certo. Ou simplesmente escuta o que o outro tem a dizer, e isso basta – já é muito. (Ah, a escuta, nesses tempos de tantos ruídos… Como já disse nosso querido Rubem Alves, hoje adormecido na poesia de um ipê amarelo,  “Pensei em oferecer um curso de escutatória, mas acho que ninguém vai se matricular. Escutar é complicado e sutil.”)

Agora olha pro lado. Espia os outros mundos que fazem parte da sua vida e entra. O mundo dele, dela, do pequeno e do grande, de quem está ao seu lado, dessa pequena alteridade ao seu redor. Entra sem cerimônia, sem pedir licença, faz valer a sintonia. Pergunta simplesmente como foi o dia, se a reunião deu certo, se a prova foi difícil, se o timão joga hoje, se a dor passou, se a poeira baixou, se já dá pra comemorar,  se tudo correu como tinha que ser. Simples assim, próximo e amoroso assim.

O mundo que te cerca,  longe de ser um mundo à parte, é seu também. E esse pertencimento faz a vida mais bonita, mais florida, mais cheia de #tamojunto, #tamoperto, #tamoquetamo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar!