A vida da gente é um grande mosaico. Cenas, palavras, registros, acontecimentos, memórias. Cada pecinha se juntando para formar a história de cada um. Cada um construindo sua singularidade a partir de significados, afetos, escolhas, modos de existir. Movimento.
Quem é você hoje? Como vai? Queira se apresentar. Quem foi você ontem, atrás daquele passado que insiste em te esconder? Quanto tempo, quantas dores, você sumiu. Amnésia. Analgésico. Dor de alma. Calma. Algo se perdeu no caminho? Ou se transformou? O que foi que mudou? Pra sempre?
Perguntas, respostas, mais perguntas, reticências. Aos olhos da psicologia, todo mosaico tem sua beleza de ser. Mesmo sendo dor, falta, tristeza. (Bem-vindo à vida.) Peças arrancadas deixam um imenso vazio, mas que um dia a gente pode voltar a preencher. Nem que seja com lápis de cor.
Vejo lindos mosaicos à minha frente todos os dias. Cada história uma emoção, um enredo, uma travessia. Outro dia ouvi uma cliente ponderar algo importante sobre o seu casamento: “A gente tem que fazer memória, sabe? Sair pra jantar, buscar se encantar de alguma forma com o dia-a-dia, criar novos domingos pela frente…”
Fiquei pensando o quanto essa frase é boa. Fazer memória. Pôr sentido, pôr novas pedras no mosaico, fazer valer cada segundo da sua vida, mesmo que uma pandemia tenha te deixado de castigo. Ou que o seu passado te prenda num poço bem fundo e escuro, outro castigo.
Que bom que palavras libertam, e que a vida tem uma capacidade maravilhosa de transformação. Deixe o seu olhar buscar as boas lembranças e permaneça com elas, firme como coração batendo no peito, caminhando com mais leveza por aí. Fazer memória, não se esqueça.
P.S.: Ontem o blog fez memória, e eu não poderia deixar de compartilhar essa alegria com você: 12 anos de vida, de prosa e muita emoção. Obrigada por fazer parte dessa história e deixar o meu mosaico mais bonito.
Adriana diz
Renata, perfeito! 👏🏻 Você faz parte da minha história há 7 anos❣Obrigada!
Renata Feldman diz
Eu que agradeço a confiança, Adriana! Fazer parte da história de alguém é uma preciosidade. E assim você também vai deixando meu mosaico mais bonito. 🦋
Raquel Teixeira Rodrigues diz
Boa noite Renata! Parabéns pelo blog, gostei muito. Um dia de cada vez vamos nos revelando e construindo o nosso mosaico, reinventando nas mais simples atitudes do dia a dia. 😘😘🌷🌷
Renata Feldman diz
Olá, Raquel, seja muito bem-vinda!
Um dia de cada vez, isso mesmo. E construindo um mosaico pra lá de bonito.
Abraço e obrigada pela visita!
Joice Mariani diz
Renata, que alegria sinto em meu coração com as suas palavras, texto que edifica, transforma, traz reflexão, fortalece e encoraja!
obrigada por fazer parte da minha vida com estes momentos que me possibilitam alívio e calor na alma.
Sem ao menos me conhecer pessoalmente saiba que é parte da minha história.
Grande abraço, muita saúde, sucesso e cada vez mais lindezas aqui no seu, no nosso Blog.
Renata Feldman diz
Joice, acabei de ganhar um presente seu. Precioso.
Muito obrigada por cada palavra sua, e por me contar que eu faço parte da sua vida desse jeito. Agora você também faz parte da minha, e isso me deixa muito feliz.
Abraço quentinho, com todo meu afeto e emoção.
O blog é seu, volte sempre.