Diante das coisas que escuto todos os dias (ossos de um ofício que me fascina desde sempre) – e também para além das portas e janelas que guardam segredos na sala 804 – andei pensando e criei uma certa “trilogia da vida”. Três frases, quase um mantra que percebo caber para qualquer pessoa – seja ela casada, solteira, engenheira, bailarina, pipoqueiro, pai, mãe, filho, gente simplesmente.
1- Faz parte.
Sim, algumas coisas fazem parte – você querendo ou não, gostando ou não, concordando ou discordando. Faz parte, e ponto. Como o frio ir embora, acordar cedo pra trabalhar, encarar o chefe, o trânsito, a pia. Faz parte crescer, envelhecer, morrer, sofrer, amar, sentir um milhão de coisas, bem-vindo à vida. “É o que temos”, me confirma uma pessoa querida. O “faz parte” é clássico e universal, não depende só de nós. Está aí – bem à nossa frente – na política, na economia, na logística, no futebol, nesse sol maravilhoso que nasce e morre todos os dias.
2- Estou fazendo a minha parte?
A pergunta que não quer calar e que deixa o seu travesseiro mais duro ou macio, a vida é feita de escolhas: você está fazendo a sua parte? Diante dessa imensidão do que já faz parte, onde é que você se implica? E como? Anda se escondendo debaixo da cama ou vai lá e enfrenta o que tiver que enfrentar? É um leão por dia e muito pulso pra firmar, caro(a) leitor. Sua parte é fundamental, pra lá de especial. E tem coisas que ninguém pode fazer por você. Sua vida, sua autoria.
3- Fazer o que você dá conta.
Com essa dá pra alargar o coração e respirar tranquilo. Ufa. Prega um post-it gigante no espelho, abre um sorriso (ou chora de alívio) e lembra que você também é filho(a) de Deus. Nada de robô, mulher-maravilha, super-homem. Troca a ficção pela emoção de ser humano, bem assim do jeito que você é.
Resumindo:
1- Faz parte.
2- Você está fazendo a sua parte?
3- Fazer o que você dá conta.
Um abraço carinhoso de quem já não estava mais dando conta de ficar tanto tempo sem escrever para você. Saudade. (Faz parte.)
Cesar VIEIRA diz
Benvinda de novo, querida Renata.
E obrigado por esta rica trilogia.
Abraço cordial, Cesar
Renata Feldman diz
Muito obrigada, Cesar! Alegria em compartilhar essa trilogia com você.
Abração!
Marilene Gontijo diz
Uuuui que legal, já estava com saudades… Abraço carinhoso.
Renata Feldman diz
Que bom te ver aqui, querida. Assim minha trilogia fica ainda mais bonita.
Abraço carinhoso!